top of page

Ribeira da Aldeia ganha nova vida com macro-mural com mais de 100 metros criado pelos nossos alunos!

Se visitar o Parque da Ribeira da Aldeia, em Pardilhó, prepare-se para ser surpreendido! O resultado final do projeto "Ribeira Viva: Sustentabilidade e Bem-Estar" já está à vista de todos, transformando um muro outrora degradado num espetacular manifesto de arte, ecologia e cultura local. Esta iniciativa de grande escala, integrada no Desafio Nacional "Muros com Vida" do Eco-Escolas e no projeto internacional Translighthouses, resultou num impressionante mural de mais de 100 metros de extensão. A obra funde a biodiversidade da nossa zona húmida (como a garça-real e a cegonha) com a identidade etnográfica e desportiva da comunidade, retratando os tradicionais barcos moliceiros e a prática da canoagem. Os grandes heróis deste projeto, merecendo um destaque muito especial, foram os alunos da turma do 9.º A, que trabalharam no terreno com um entusiasmo contagiante e um civismo exemplar desde os primeiros esboços até à pintura base. Na reta final, durante um inesquecível "Dia Sem Componente Letiva", todas as turmas do 3º ciclo uniram-se para concluir os pormenores desta obra monumental. Um projeto desta envergadura só foi possível graças a uma rede fantástica de parceiros. O nosso Agrupamento deixa um profundo e público agradecimento:

  • Aos alunos da turma do 9.º A, pelo esforço, dedicação e orgulho demonstrados;

  • À equipa do Projeto Translighthouses, pela oportunidade e coordenação;

  • À Câmara Municipal de Estarreja e à Junta de Freguesia de Pardilhó, pelo apoio logístico e fornecimento de materiais;

  • Aos professores de Ciências Naturais e de Físico- Química do Clube de Ciências, pelo apoio no diagnóstico do ecossistema;

  • À professora de Educação Visual, pela incansável liderança e orientação artística dos alunos, em sala de aula e no terreno;

  • Ao prestigiado artista urbano THE GODMESS, pela mentoria e pelo contributo artístico extraordinário ao dar escala às ideias dos nossos jovens.

O projeto "Ribeira Viva" provou que a educação ambiental ganha asas quando sai da sala de aula e envolve a comunidade. Não deixe de visitar a Ribeira da Aldeia e contemplar este trabalho magnífico que é, orgulhosamente, de todos nós Parabéns a todos os envolvidos!



 
 
 

Comentários


bottom of page